You are currently viewing Como vestir-se para o frio – Método das 3 camadas

Como vestir-se para o frio – Método das 3 camadas

A maioria das pessoas acredita que vestir-se para o frio é colocar um monte de roupa. Usar várias blusas, vários casacos, muitas meias… Mas, na verdade, existe uma forma simples e inteligente de se preparar para enfrentar mesmo o inverno mais rigoroso: é o método das 3 camadas. Com ele é possível ficar confortável até em situações de menos 10o. E sem aquele incômodo de ficar carregando um monte de roupa, caso ocorra uma mudança de temperatura. É o que acontece no chamado “efeito cebola”, que é quando se entra em ambientes com calefação e a pessoa vai retirando as várias camadas de roupas, como se estivesse se “descascando”.

A Loja de Inverno trás estas dicas super importantes para quem vai viajar para lugares gelados.  Assim, você vai poder escolher com mais facilidade um figurino funcional, elegante e cheio de estilo.

Método das 3 camadas para a prática de esportes de inverno, como ski e snowboard.

Método das 3 camadas

Primeira camada – É a camada que se encontra em contato com a pele. Nesta base devem ser usadas as roupas térmicas. Como uma segunda pele, elas reterão o calor do corpo, mantendo-o seco e em temperatura estável, absorvendo o suor e transferindo-o para o exterior, facilitando sua evaporação e tirando a sensação de umidade.

Segunda camada – Deve vir por cima das roupas térmicas. Ela serve para fortalecer a primeira camada e isolar mais ainda a temperatura do seu corpo. Pode ser formada por uma grande variedade de fibras e tecidos isolantes. As fibras naturais podem ser as de lã, por exemplo, e as fibras artificiais o fleece ou o cashmere. Uma boa escolha são as blusas de lã, os casacos de fleece e as calças leggings de lã.

Terceira camada – É a camada mais exterior. Em locais com neve os casacos mais grossos, como os sobretudos de fibras naturais, ou casacos com tecnologias mais modernas, como as jaquetas impermeáveis com forro de penas de ganso, são ideais.

Quando se praticam esportes de inverno, atividades que se desenvolvem em lugares externos, principalmente com vento, chuva ou neve, esta camada desempenha papel essencial. Ela precisa reunir características fundamentais para evitar as diferentes perdas de calor. Deve ser impermeável, respirável – permitindo a saída da transpiração – e corta-vento, para que as correntes frias não entrem pelo seu traje.

Nas extremidades, como mãos, pescoço e cabeça, você deve abusar dos acessórios. As luvas, cachecóis, gorros e protetores de orelhas são itens relevantes para quem precisa se vestir para o frio. Tudo o que cubra as extremidades do seu corpo, e as partes que ficam de fora, não devem ser esquecidos. Estes produtos, em fibras naturais ou artificiais, estão disponíveis aqui no cátalogo da Loja de Inverno.

Com estas três camadas, e usando os acessórios corretos, você não vai passar frio em baixas temperaturas.

Sugestões de como vestir-se bem para o frio em viagens de negócios ou turismo

Para compromissos como reuniões de trabalho ou programas de passeio, como visitar museus, festivais locais de inverno, restaurantes, bares e cafés, ou mesmo locais externos, como parques, jardins, feiras livres ou patinar no gelo:

Sugestões de como vestir-se bem para praticar esportes de inverno

Para praticar esportes de inverno, como ski e snowbord:

A jaqueta rain storm é o produto ideal para ser usada como a terceira camada. Ela protege do vento, da chuva e da neve nas aventuras outdoor. Uma anorak robusta e resistente a brasão. Feita com tecido extremamente leve e costuras totalmente seladas, esta jaqueta fornece conforto em todos os momentos, sejam eles em esportes ao ar livre ou mesmo no uso diário.
Fabricada em material impermeável com a tecnologia DWR (Durable Water Repellent): um revestimento de polímero aplicado ao tecido na parte exterior, afim de proporcionar uma proteção resistente à água. Esta tecnologia repelente, faz com que se forme gotas na superfície do tecido, se desprendendo da peça em vez de ser absorvida pela mesma.
É um material fácil de cuidar, não amassa, possui secagem rápida e cores duráveis.

Jaqueta rain storm

É importante destacar que para a prática de esportes também é importantíssimo proteger as extremidades. Por isso as luvas térmicas, meias térmicas, cachecóis, gorros e protetores de orelhas são itens essenciais para quem precisa se vestir para o frio. Tudo o que cubra as extremidades do seu corpo, e as partes que ficam de fora, não devem ser ignorados. Confira o nosso catálogo de acessórios.

Dicas de ouro para montar a sua bagagem com economia, praticidade e segurança

Uma coisa bem importante, na hora de montar o guarda-roupa de uma viagem de inverno, é comprar essas roupas aqui no Brasil. E isto proporciona uma série de vantagens: ter a orientação correta das vendedoras sobre o que levar na bagagem; chegar devidamente agasalhada(o) ao seu destino, sem os transtornos de procurar os trajes adequados num país estrangeiro; poder organizar melhor o orçamento da viagem, economizando assim dinheiro para o lazer, alimentação, presentes etc. E comprando na Loja de Inverno o cliente tem a facilidade de parcelar as suas compras.

Agora que já sabe tudo de como se vestir para um inverno rigoroso, a sua viagem será bem mais agradável e você com certeza não vai passar frio.

Leia também o nosso Checklist viagem – O que levar na mala.

Deixe um comentário