You are currently viewing 15 Dicas de ouro para uma viagem inesquecível
Couple in a winter park. Beautiful girl in a yellow sweater. Man use the phone

15 Dicas de ouro para uma viagem inesquecível

Viajar é uma aventura incrível que oferece muitas oportunidades únicas na vida. Você nunca terá dicas suficientes de planejamento, seja viajando para um país estrangeiro ou procurando um lugar a apenas algumas horas de distância.

Neste artigo, reunimos alguns conselhos que aprendemos com nossos parceiros, clientes e amigos nestes mais de 30 anos que a Loja de Inverno vem se dedicando ao assunto. Tudo para ajudar a aliviar o estresse, economizar tempo e dinheiro e, é claro, trazer boas memórias da viagem.

Por isso, confira as dicas de viagem que serão abordados neste conteúdo

  • Planeje as suas viagens;
  • Desacelere para aproveitar melhor a sua viagem;
  • Mantenha uma mente aberta;
  • Saia um pouco dos roteiros turísticos;
  • Aprenda algumas palavras estrangeiras;
  • Tenha cartões de crédito e/ou débitos extras;
  • Tenha o endereço do seu hotel anotado ou impresso;
  • Use calçados adequados, luvas, gorros e outros acessórios;
  • Esteja com as vacinas em dia;
  • Tenha documentos importantes sempre à mão;
  • Mantenha contato com familiares e amigos;
  • Não exagere na sua bagagem e faça uma mala inteligente;
  • Leve alguns sacos plásticos extras;
  • Atenção aos limites de peso da bagagem;
  • Leve uma nécessaire com os medicamentos que costuma usar.

Dicas de Ouro

1 – Planeje as suas viagens
Sempre que possível faça um planejamento antecipado das suas viagens turísticas. Mas, seja flexível e aberto para mudar seus planos se a ocasião pedir.
Se informe sobre a cultura local e programe os locais que quer visitar. Fique atento ao tipo de clima! Isso é essencial na hora de preparar a sua bagagem.

2 – Desacelere para aproveitar melhor a sua viagem
Todas as coisas boas acontecem quando você realmente tira um tempo para explorar.
Siga a sua viagem confiando que está bem preparado, com roupas e acessórios adequados. Assim a viagem vai ser repleta de boas recordações.

3 – Mantenha uma mente aberta
Não julgue os estilos de vida ou costumes dos outros se forem diferentes dos seus.

4 – Saia um pouco dos roteiros turísticos
Se você quiser ver as partes da cidade onde pessoas reais vivem e trabalham, você precisa visitá-las. Mas, tenha bom senso e não esqueça da segurança.

5 – Aprenda algumas palavras estrangeiras
Não há necessidade de ser fluente para visitar um país estrangeiro. No entanto, saber algumas expressões podem melhorar muito a sua experiência de viagem: “olá”, “por favor”, “com licença”, “obrigado”, “desculpe”, “prazer em conhecê-lo” e “posso tirar uma foto?” são palavrinhas mágicas!

6 – Tenha cartões extras
Caso aconteça algo inconveniente, como perda, roubo ou dano físico com o seu cartão, tanto de crédito quanto débito, é melhor ter um reserva.

7 – Tenha o endereço do seu hotel anotado ou impresso
Pode ser que você esqueça o endereço de onde está hospedado ou a bateria do seu celular acabe. Mas, levando sempre o endereço anotado num papel, ou mesmo um cartão de visitas do local, não há risco de você ficar na mão na hora de voltar pro hotel.

8 – Use calçados adequados, luvas, gorros e outros acessórios
Faça passeios a pé gratuitos. Prepare-se para poder explorar novos lugares com conforto e segurança.
Proteger os pés é uma prioridade e por isso os calçados devem ser resistentes e muito confortáveis. Para mulheres as botas são ideais. E para um conjunto perfeito, também usar meias de fio de lã ou as meias térmicas, que absorvem o suor mantendo os pés secos e bem aquecidos;
Também é importante manter outras extremidades bem aquecidas, protegendo mãos, pescoço e cabeça. É possível usar e abusar dos acessórios: as luvas térmicas, os cachecóis, gorros e protetores de orelhas são itens essenciais para quem precisa se vestir para o frio.

9 – Esteja com as vacinas em dia
Atualmente, estar com o cartão vacinal atualizado, é um compromisso básico que todos devemos ter. Principalmente para quem vai viajar. Pesquise para descobrir quais vacinas você pode precisar nas áreas que planeja visitar, e certifique-se de tomá-las bem antes de sair em sua viagem.

10 – Tenha documentos importantes sempre à mão
Deixe em lugares que você possa acessar rapidamente: documentos pessoais, passaporte, passagem / vouchers, recibos de traveller checks, número de telefone / WhatsApp e email da sua agência de turismo, cartão de vacinação e máscaras faciais extras. E muito importante: guarde bem o ticket de despacho da bagagem. É ele quem irá lhe assegurar algum reembolso em caso de extravio.

11 – Mantenha contato com familiares e amigos
Lembre-se de ligar para seus parentes e amigos regularmente. Hoje, com tanta tecnologia disponível, isto fica pra lá de prático. Ou, quem sabe, enviar um cartão postal impresso pelos correios? Pode ser uma maneira divertida de surpreendê-los.
Viajar não tem que ser solitário. Você conhece gente nova o tempo todo e, eventualmente, faz amizades. No entanto, muitas dessas novas amizades serão curtas. Alguém está sempre indo e vindo. Como resultado, é fundamental para sua saúde mental manter uma forte conexão com os seus entes queridos.

12 – Não exagere na sua bagagem e faça uma mala inteligente
As roupas térmicas (underwear) são essenciais em toda viagem de inverno. E já começa durante o voo, para se proteger do ar condicionado do avião, que costuma ser gelado. Calças de lã, blusas de lã, jaquetas de fleece e jaqueta com forro térmico de pluma de ganso são outras peças indispensáveis. Leve roupas de cores neutras para facilitar as combinações. Na Loja de Inverno as consultoras tiram todas as dúvidas para compor uma mala ideal pra sua viagem. Você vai aprender com se vestir pelo método das três camadas e ter à sua disposição o que há de mais variado em roupas e acessórios para compor a sua bagagem de frio.

13 – Leve alguns sacos plásticos extras para separar as roupas sujas ou molhadas
Está é uma daquelas dicas tão úteis que a gente, depois que aprende, não deixa mais de usar. Os sacos com fechos, do tipo ziplock são os melhores. Mas é possível improvisar com sacolas de supermercados ou até com pequenas bolsas plásticas. Uma boa sugestão é reaproveitar as embalagens de underwear, meias ou até de certos tipos de chinelos, que tem fechos de pressão, velcro ou zíper.

14 – Fique atento com os limites de peso da bagagem
Em voos nacionais é permitido até 23Kg. Nos voos internacionais até 32 kg, mas pode variar de acordo com a companhia aérea.
Verifique as restrições de peso, tamanho e franquia de cada empresa para ver quanto cobram pelo excesso de bagagem. Evite comprar sua bagagem extra somente no momento do embarque. Aqueles que fazem compras antecipadas, pelos canais de atendimento das empresas aéreas, frequentemente recebem descontos. O excesso de bagagem por peso e tamanho, por outro lado, só pode ser adquirido no aeroporto no dia do voo.
Certifique-se de que sua mala não ultrapasse a restrição de peso máximo. Se necessário, divida sua bagagem em duas mochilas para evitar que seja enviada por frete de carga. Caso a bagagem ultrapasse o limite de peso, não poderá ser despachada e deverá ser entregue pelo serviço de carga da empresa.

15 – Leve uma nécessaire com os medicamentos que costuma usar
Mantenha os seus medicamentos nas suas embalagens originais para melhor identificação. Os remédios essenciais devem estar acompanhados da prescrição médica. Deixe sempre à mão os medicamentos de primeiros socorros e analgésicos.


Dicas de Produtos

Aqui no nosso site você encontra vários produtos para compor a sua mala de inverno. Dê uma conferida:

Gostou dessas dicas? Breve traremos outras mais para facilitar as suas viagens.

Confira também outros posts no nosso Blog:

• Tudo o que você precisa saber sobre as roupas térmicas
• Como se vestir para o frio – Método das três camadas
Checklist viagem – O que levar na mala

 

Deixe um comentário